EDIÇÕES

A Colecção Colonial da Cinemateca




A COLECÇÃO COLONIAL DA CINEMATECA
CAMPO, CONTRACAMPO, FORA-DE-CAMPO

Os filmes fazem o cinéfilo, e as leituras também.
Esta edição reúne pesquisas feitas sobre cinema e colonialismo, pela mão de vários investigadores, apresentadas em mais de uma dúzia de sessões com filmes da "colecção colonial" da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema. Num exercício de trabalho conjunto, e para fomentar o cinema enquanto espaço de pensamento sobre diversas áreas artísticas e sociais, eis a edição que Maria Do Carmo Piçarra coordenou, para ficar em acesso livre, e que contou com um apoio à edição do Cine Clube de Viseu. E podemos dizer que foi um gosto muito grande.

Download
https://carmoramos.wixsite.com/cinema-imperio

Edição
Maria do Carmo Piçarra

Autores
Teresa Castro, Catarina Laranjeiro e Luís Bernardo, Raquel Schefer, Leandro Mendonça, Paulo Cunha, Tiago Baptista, Marissa Moorman, Livia Apa, Catarina Simão, Ines Dias, Jorge Cruz, José Da Costa Ramos, Rui Lopes, Ansgar Schaefer, Patrícia Ferraz de Matos.

Edição dedicada à memória da Joana Pimentel.



"Muitos títulos não são — ainda — programáveis devido ao estado de conservação em que se encontram as cópias existentes. Porém, pequenos passos nesse sentido, nascidos de uma comunhão de vontades, têm sido dados. Este é um contributo para animar o arquivo dando visibilidade ao trabalho que arquivistas, investigadores, programadores, artistas se empenham em ir fazendo."

Maria do Carmo Piçarra
in Animar o arquivo, re-imaginar o colonialismo

CARTAZ DE FEITIÇO DO IMPÉRIO, DE ANTÓNIO LOPES RIBEIRO (1940)
 


O Cine Clube de Viseu oferece a todos a oportunidade de experienciar, descobrir e aprender mais sobre o mundo do cinema, audiovisual e cultura visual.
︎ Segunda a sexta, das 9h30 às 13h00 
︎ Rua Escura 62, Apartado 2102, 3500-130 Viseu
︎ (+351) 232 432 760 
︎ geral@cineclubeviseu.pt