PROGRAMAÇÃO

Abril, reencontros 
(e outras boas notícias)



01.04.2021



PRAZER, CAMARADAS!
(José Filipe Costa, 2019)

Dia 22 temos regresso marcado na sala de cinema, e logo com uma ante-estreia, de PRAZER, CAMARADAS! o novo filme de José Filipe Costa, realizador amigo da casa.

Momento emocionante, por várias razões, dando a ver em primeira mão, em Viseu, um filme que recupera histórias vividas em cooperativas e aldeias portuguesas, no pós-25 de Abril de 1974.

E logo depois retomamos o pensamento que deixámos a meio em Janeiro, terminando o ciclo de Filmes Que Vêm do Frio em plena Primavera: Balada de Narayama (29 de Abril) e Bostofrio (06 Maio).

Há também espaço para sessões online, em parceria com o Politécnico de Viseu: reencontramos Cronenberg e o seu profético eXistenZ (27 Abril), a encerrar o Ciclo GAME, programa dedicado à maior indústria de entretenimento da atualidade.
ASSISTIR ÀS SESSÕES

🡒 Auditório do IPDJ. Os sócios que tenham passe de 10 sessões adquirido têm lugar garantido sem precisar de reservar.
🡒 Reservasgeral@cineclubeviseu.pt / 232 432 760.

E para todos aqueles que queiram expressar de forma concreta o seu apoio, o Cine Clube tem sempre as inscrições de novos associados em aberto → a partir de 12,50 eur/ ano.

22 ABRil  ︎ 20h00

PRAZER, CAMARADAS!
de José Filipe Costa, PT, 2019, 105’

1975 – pós revolução 25 de Abril. Eduarda, João e Mick viajam do Norte para trabalhar nas cooperativas das herdades ocupadas em Portugal. Como muitos outros, vêm ajudar nas atividades rurais e pecuárias, dar consultas médicas, aulas de planeamento familiar, mostrar filmes de educação sexual e participar nos bailes tradicionais. Trazem muitas perguntas, mas os “camaradas do sul” têm mais interrogações do que respostas.

🏆 Estreia Festival de Locarno 2019
🏆 Nomeado ao Prémio Grierson BFI London Film Festival
27 ABRil ︎ 21h00 ︎︎︎ Sessão ONLINE


EXISTENZ
de David Cronenberg, CAN / FRA, 1999, 97’

Clássico do mestre do cinema fantástico, profético na exploração da integração entre corpo e máquina.

💻 Link de acesso (ID 890 4496 6993 • Senha 675779) A entrada é livre. É necessário ter conta Zoom ativa.

Após a sessão, estão todos convidados a participar numa conversa com Luís Nogueira, Presidente do Dept. de Artes da UBI, doutorado com a tese “Narrativas Fílmicas e Videojogos”, e António Alvarenga, consultor, docente na Nova SBE e investigador. A moderação ficará a cargo de Nuno Campos.
29 ABRIL ︎ 20h30


BALADA DE NARAYAMA
de Keisuke Kinoshita, Japão, 1958, 98’

Um recontar assombroso da lenda japonesa de Narayama, aldeia remota onde a comida escasseia e a tradição manda que todos os cidadãos, ao cumprirem 70 anos de vida, sejam levados para o cimo da montanha para morrer. Filmado em estúdios meticulosamente estilizados, uma obra vívida da idade de ouro do cinema Japonês, realizada pelo dinâmico mestre Keisuke Kinoshita.
06 MAIO

BOSTOFRIO
de Paulo Carneiro, PT, 2018, 70’

Na aldeia de Bostofrio, em Trás-os-Montes, o realizador Paulo Carneiro procura chegar a um retrato do avô, que não conheceu e que nunca perfilhou o seu pai, perguntando, ouvindo e puxando pelas memórias dos seus conterrâneos. Essa personagem "ausente", o avô, nunca se materializa – pois este não é um filme "sobre o avô", é um filme sobre um homem à procura de uma imagem para o seu avô.

🏆 Menção Honrosa do Júri Indielisboa 2018
A Partir de 06 Abril



Reabre a exposição de cartazes de cinema criados por alunos do Pré-Escolar e 1º Ciclo de Viseu! A partir de 06 Abril e até 20 de Junho, pode voltar a ser visitada na Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea.

→ Fiquem a par de tudo aqui.



PREÇÁRIO
Associados
eur 2,50
associados estudantes, desempregados, maiores de 65 → eur 1,50
Público em geral
eur 4,00
Descontos
Estudantes ensino superior, Amigos Teatro Viriato, Associados Acert
eur 2,50
Gratuito
jovens até 18 anos
Passe 10 Sessões [ para associados ]
eur 20,00
associados estudantes, desempregados, maiores de 65 → eur 10,00
Reservas
para o mail geral@cineclubeviseu.pt / 232 432 760



Constituindo uma das actividades mais regulares do Cine Clube de Viseu, as sessões semanais dão a conhecer diferentes cinematografias e autores. Ao longo dos anos, com o apoio do público, têm assegurado o acesso a uma cultura audiovisual mais plural, diversa e independente.

Conforme as normas em vigor, referimos três cuidados a ter durante estas sessões:
1 - Manter um lugar de intervalo entre cada pessoa, para que todos se sintam confortáveis.
2 - A entrada e a circulação no edifício do IPDJ só é possível com utilização de máscara.
3 - Agradecemos que se utilize sempre o gel desinfectante que estará à disposição.

Muito obrigado!

 


O Cine Clube de Viseu oferece a todos a oportunidade de experienciar, descobrir e aprender mais sobre o mundo do cinema, audiovisual e cultura visual.
︎ Segunda a sexta, das 9h30 às 13h00 
︎ Rua Escura 62, Apartado 2102, 3500-130 Viseu
︎ (+351) 232 432 760 
︎ geral@cineclubeviseu.pt