ARGUMENTO

Convocatória


31.01.2021




O nosso conselho é irem a jogo.
Os vencedores têm publicação garantida na revista.

A revista ARGUMENTO, do Cine Clube de Viseu, em parceria com a Transit: cine y otros desvíos (Barcelona), abre nova convocatória ibérica para apresentação de ensaios, críticas de cinema e vídeo-ensaios. O apelo é dirigido especialmente a estudantes e académicos das escolas de cinema e comunicação de Portugal e Espanha, mas não exclui outros participantes.

As duas revistas acolherão os textos seleccionados.

O CINE CLUBE DE VISEU PROPÕE UMA REFLEXÃO CONTÍNUA ACERCA DO LUGAR DO CINEMA NAS NOSSAS VIDAS E DO SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE QUE QUEREMOS SEMPRE MAIS HUMANA E MAIS VIBRANTE.



O tema desta convocatória é:

CINEMA, PÓS-VERDADE
& BOLHAS
Fazer filmes e ver filmes


Talvez o cinema nunca tenha sido um templo da Verdade – pelo menos não dessa, tão frágil, que agora se vê desprezada, ultrapassada. Alguns dirão que ele terá sido sempre um contraponto por excelência à realidade, muito embora outros falem de um espelho.

A pressa do clique, no meio de uma confusão entre público e privado, tem promovido um estado de alienação e extremismo que dificulta o diálogo, afastando e dividindo as pessoas, fechadas à diferença, limitadas ao algoritmo que reforça e exacerba as suas convicções.

O cinema, como lugar de encontro, do tempo e da contemplação, da atenção exclusiva, de limbo entre o íntimo e o colectivo, pode ser ainda um porto seguro, plataforma de diálogo, mediador de conflitos e rupturas, via de debate cívico, profundo e sincero, pedra angular de uma realidade partilhada? Do ponto de vista de quem faz e do de quem vê, que ferramentas nos dá o cinema para pensar e abordar esta fragmentação?

A convocatória estará aberta de 01 de Março a 31 de Agosto de 2021. Os textos e vídeo-ensaios serão analisados e seleccionados por representantes da Transit: cine y otros desvíos e da revista Argumento. Informaremos se os textos foram aceites ou não durante o mês de Outubro de 2021. A edição 171 do Argumento (Dezembro 2021) dará início à publicação dos textos seleccionados. A revista Transit publicá-los-á progressivamente em castelhano ao longo dos meses de Novembro e Dezembro. Quanto aos vídeo-ensaios, serão publicados na Transit e na página do Cine Clube de Viseu.




Especificações
Relevância para o tema descrito nesta convocatória.
Três categorias a concurso: ensaio, crítica e vídeo-ensaio.
Máximo 25 000 caracteres contando espaços, excluindo as referências.
Entregar em Word ou .txt.
Envio do ficheiro sem assinatura ou pseudónimo.
Vídeo-ensaios: entre 2 e 7 minutos de duração. Entregar em formato MP4.
Língua dos artigos e vídeos: português e/ou castelhano.
Envio para argumento@cineclubeviseu.pt.

MUITO OBRIGADO.







O Cine Clube de Viseu oferece a todos a oportunidade de experienciar, descobrir e aprender mais sobre o mundo do cinema, audiovisual e cultura visual.
︎ Segunda a sexta, das 9h30 às 13h00 
︎ Rua Escura 62, Apartado 2102, 3500-130 Viseu
︎ (+351) 232 432 760 
︎ geral@cineclubeviseu.pt