PRODUÇÃO

Imaterial,
Cinco itinerários
do que fica



Um filme promovido pela Comunidade Intermunicipal
Viseu Dão Lafões e Rede Cultural Dão Lafões





A partir de diversos relatos que nos aproximam a traços culturais e tradições indissociáveis da região Viseu Dão Lafões, sobressai a ideia de que a cultura de uma região é feita de diversidade, e nela convivem, ao mesmo tempo, elementos históricos, comunitários, informais, religiosos, alguns que no presente resistem para não definhar, outros em movimento inverso, a ganhar força.

São as narrativas, memórias e imagens que serão esquecidas, “apagadas”, que o documentário liberta e de que se apropria, num acto de identificação com os protagonistas e de resistência contra a despossessão da memória e da cultura imaterial.

Nos passos do que fica, o documentário entrelaça os fios das memórias pessoais e colectivas. Juntos formam um dialecto cultural, tomando forma numa ida e volta constante pelos tempos, lugares e ideias da história.

Com Macarinho e Sérgio Rodrigues (Molelos, Tondela), António Borges (Oliveira do Conde, Carregal do Sal), Alberto Figueiredo, Alberto Ramos, Augusto Videira, Carla Pais e Jorge Carvalho (Fráguas, Vila Nova de Paiva), Francisco Keil Amaral, Lira Keil Amaral, Rafaela Santos (Canas de Senhorim, Nelas), Aida Andrade, António Godinho, Fernando Sousa, Henrique da Silva, Horário Silva, José Maria Júnior, Maria da Ascensão Lopes, Maria de Belém Sousa, Prazeres Jesus Ferreira (Rãs, Sátão).


Traços e tradições culturais da região, do Galramento de Molelos, aos baldios de Vila Nova de Paiva e Carregal do Sal, colocando uma interrogação — o que representa este património imaterial e de que forma se traduz, hoje, na comunidade em que vivemos.








REALIZAÇÃO
Luís Brás

FOTOGRAFIA
José Pedro Pinto e Luís Brás

SOM
Miguel Cardoso
MISTURA DE SOM
Luís Neto

MONTAGEM
Luís Brás

COORDENAÇÃO DO PROJECTO
Rodrigo Francisco






 


O Cine Clube de Viseu oferece a todos a oportunidade de experienciar, descobrir e aprender mais sobre o mundo do cinema, audiovisual e cultura visual.
︎ Segunda a sexta, das 9h30 às 13h00 
︎ Rua Escura 62, Apartado 2102, 3500-130 Viseu
︎ (+351) 232 432 760 
︎ geral@cineclubeviseu.pt