PROGRAMAÇÃO

Maio e Junho
no CCV



26.04.2021



CRASH (DaVID CRONENBERG, 1996)
Há novo ciclo de cinema no vosso Cine Clube: SETE FÁBULAS URBANAS. Um ciclo sobre a cidade: não o que é, senão o que poderia ser. A cidade moderna e suas contradições fascinantes, as pessoas, os edifícios, as histórias e os ruídos. Todas as quintas-feiras (excepto 02 e 09 Junho, quartas, vésperas de feriado) no ponto de encontro habitual: a sala de Cinema.

As sessões começam às 21h00, no Auditório do IPDJ. A entrada é gratuita para jovens até aos 18 anos, e há passes de 10 sessões disponíveis por um preço vantajoso.

E para todos aqueles que queiram expressar de forma concreta o seu apoio, o Cine Clube tem sempre as inscrições de novos associados em aberto → a partir de 12,50 eur/ ano.
20 MAIO


FALLEN ANGELS
de Wong Kar-Wai, HK/ CN, 1995, 99’, m/16

Wong Chi Ming é um assassino a soldo que tenta deixar a sua ocupação. Entre uma relação ambígua com a sua parceira profissional e um encontro com uma prostituta, a sua vida cruza-se com histórias de outras personagens que deambulam as agitadas ruas noturnas de Hong Kong. Um retrato vibrante da alienação do indivíduo na vida distorcida pelo ritmo acelerado das cidades.

🏆 Melhor Fotografia Hong Kong Film Awards
27 MAIO

CAMINHOS MAGNÉTYKOS
de Edgar Pêra, PT/ BR, 2019, 86’, m/16

Pêra volta a adaptar a escrita de Branquinho da Fonseca ao cinema, filmando a história de Raymond Vachs, parisiense sexagenário, autor de BDs e filmes de animação, que veio para Portugal com o 25 Abril. No dia do casamento da sua filha de 21 anos com um homem rico da cidade, Raymond percorre uma Lisboa em guerra civil e em vias de ver instaurado um regime autoritário militarizado.

🏆 Melhor Filme Rhode Island IFF 201
02 JUN ︎ Sessão à 4ªF


CRASH
de David Cronenberb, CAN, 1996, 100’, m/18

Um dos filmes clássicos da grande carreira de Cronenberg, e também um dos mais controversos. Adaptado do romance de J.G. Ballard, Crash acompanha uma subcultura urbana que partilha um fascínio erótico por acidentes automóveis, e pela mutilação e autodestruição que deles resultam.

🏆 Prémio do Júri Cannes 1996, “pela audácia, ousadia e originalidade”
09 JUN ︎ Sessão à 4ªF


OS MISERÁVEIS
de Ladj Ly, FR, 2019, 103’, m/16

Stéphane é o novo membro da Brigada Anti-Crime de Montfermeil, bairro problemático nos arredores de Paris onde reina a tensão entre habitantes e polícia. O conflito ganha novas proporções quando, durante uma operação policial, uma criança filma tudo com o seu drone. 

🏆 Prémio do Júri Cannes 2019
17 JUN


ALIS UBBO
de Paulo Abreu, PT, 2018, 63’

Depois da crise, veio o turismo e a transformação da cidade de Lisboa. Alis Ubbo (“Porto Seguro”, em fenício), acompanha com ironia os dois últimos anos de mudança da paisagem urbana lisboeta. Um novo filme de Paulo Abreu, realizador de I Don't Belong Here (2017), NYC 1991 (2016), Phil Mendrix (2015).

🏆 Melhor Documentário CinEuphoria 2021
24 JUN


FORAGIDOS DA NOITE
de Jules Dassin, RU, 1950, 95’

Harry Fabian é um pequeno oportunista e vigarista, sempre com planos para enriquecer nas apostas - que acabam por levá-lo a um beco sem saída quando se envolve no mundo do wrestling e dos combates combinados. Um film noir de primeira linha, filmado nas ruas de Londres pelo mestre Jules Dassin.



Sessões Online


As sessões de cinema comentado continuam a marcar a agenda online do Cine Clube e Politénico de Viseu, com o novo ciclo MUNDOS DESENHADOS. Um programa de entrada livre que até final de Junho mostrará filmes que (re)imaginam o mundo por perspectivas inesperadas, em sessões que contam sempre com os comentários de um painel de convidados.
18 MAIO

É FELIZ O HOMEM QUE É ALTO?
de Michel Gondry, FRA, 2014, 88’

Reunindo uma série de entrevistas com o linguista, filósofo e activista Noam Chomsky, Michel Gondry ilustra literal e figurativamente as teorias e histórias de um dos mais respeitados pensadores da actualidade.

🎤 Após a sessão, estão todos convidados a participar numa conversa com Bruno Caetano, animador, realizador e produtor com uma carreira multipremiada no cinema de animação. A moderação estará a cargo de Luís Nuno Sousa,  investigador e coordenador de Ciências Sociais da ESEV-IPV.
08 JUN

EIS O ADMIRÁVEL MUNDO EM REDE
de Werner Herzog, EUA, 2016, 94’

Herzog acompanha o mundo virtual desde as suas origens até às suas consequências mais longínquas, explorando a paisagem digital com a mesma curiosidade e imaginação que dedicou a destinos terrestres tão díspares como a Amazónia, o Deserto do Sara, ou o Pólo Sul.

💻 Entrada livre. Link de acesso a disponibilizar aqui em breve.



PREÇÁRIO
Associados
eur 2,50
associados estudantes, desempregados, maiores de 65 → eur 1,50
Público em geral
eur 4,00
Descontos
Estudantes ensino superior, Amigos Teatro Viriato, Associados Acert
eur 2,50
Gratuito
jovens até 18 anos
Passe 10 Sessões [ para associados ]
eur 20,00
associados estudantes, desempregados, maiores de 65 → eur 10,00
Reservas
para o mail geral@cineclubeviseu.pt / 232 432 760



Constituindo uma das actividades mais regulares do Cine Clube de Viseu, as sessões semanais dão a conhecer diferentes cinematografias e autores. Ao longo dos anos, com o apoio do público, têm assegurado o acesso a uma cultura audiovisual mais plural, diversa e independente.

Conforme as normas em vigor, referimos três cuidados a ter durante estas sessões:
1 - Manter um lugar de intervalo entre cada pessoa, para que todos se sintam confortáveis.
2 - A entrada e a circulação no edifício do IPDJ só é possível com utilização de máscara.
3 - Agradecemos que se utilize sempre o gel desinfectante que estará à disposição.

Muito obrigado!

 


O Cine Clube de Viseu oferece a todos a oportunidade de experienciar, descobrir e aprender mais sobre o mundo do cinema, audiovisual e cultura visual.
︎ Segunda a sexta, das 9h30 às 13h00 
︎ Rua Escura 62, Apartado 2102, 3500-130 Viseu
︎ (+351) 232 432 760 
︎ geral@cineclubeviseu.pt