PROGRAMAÇÃO

Maio no CCV
(é bom estar de volta!)



26.04.2021



UNDINE
Christian PEtzold, 2020)

Em Maio continuamos a matar a fome de Cinema que se teimou em instalar: depois de uma passagem por terras de Bostofrio, de Paulo Carneiro, arrancam as primeiras três de um ciclo de Sete Fábulas Urbanas, que nos permitirão reencontrar os caros Christian Petzold, Wong Kar-Wai e Edgar Pêra no ponto de encontro habitual: a sala de Cinema.

As sessões começam às 21h00, no Auditório do IPDJ. As entradas já estão disponíveis, atráves do e-mail geral@cineclubeviseu.pt ou telefone 232 432 760. Os sócios que tenham passe de 10 sessões adquirido têm lugar garantido sem precisar de reservar.

A entrada é gratuita para jovens até aos 18 anos. E para todos aqueles que queiram expressar de forma concreta o seu apoio, o Cine Clube tem sempre as inscrições de novos associados em aberto → a partir de 12,50 eur/ ano.
06 MAIO

BOSTOFRIO
de Paulo Carneiro, PT, 2018, 70’

Na aldeia de Bostofrio, em Trás-os-Montes, o realizador Paulo Carneiro procura chegar a um retrato do avô, que não conheceu e que nunca perfilhou o seu pai, perguntando, ouvindo e puxando pelas memórias dos seus conterrâneos. Essa personagem "ausente", o avô, nunca se materializa – pois este não é um filme "sobre o avô", é um filme sobre um homem à procura de uma imagem para o seu avô.

🏆 Menção Honrosa do Júri Indielisboa 2018
13 MAIO

UNDINE
de Christian Petzold, ALE, 2020, 90’

Undine é uma historiadora de arte que dá conferências sobre o desenvolvimento urbano da cidade de Berlim. Johannes é o homem que ela ama. Quando a troca por outra mulher, Undine vê-se tomada por um desejo incontrolável de o matar. Mergulhando no reino subtil do sobrenatural, Petzold re-imagina a lenda da ninfa Ondina, transportando-a para uma história de amor do século XXI.

🏆 Prémio FIPRESCI e Melhor Atriz Festival de Berlim 2020
20 MAIO


FALLEN ANGELS
de Wong Kar-Wai, HK/ CN, 1995, 99’, m/16

Wong Chi Ming é um assassino a soldo que tenta deixar a sua ocupação. Entre uma relação ambígua com a sua parceira profissional e um encontro com uma prostituta, a sua vida cruza-se com histórias de outras personagens que deambulam as agitadas ruas noturnas de Hong Kong. Um retrato vibrante da alienação do indivíduo na vida distorcida pelo ritmo acelerado das cidades.

🏆 Melhor Fotografia Hong Kong Film Awards
27 MAIO

CAMINHOS MAGNÉTYKOS
de Edgar Pêra, PT/ BR, 2019, 86’, m/16

Pêra volta a adaptar a escrita de Branquinho da Fonseca ao cinema, filmando a história de Raymond Vachs, parisiense sexagenário, autor de BDs e filmes de animação, que veio para Portugal com o 25 Abril. No dia do casamento da sua filha de 21 anos com um homem rico da cidade, Raymond percorre uma Lisboa em guerra civil e em vias de ver instaurado um regime autoritário militarizado.

🏆 Melhor Filme Rhode Island IFF 2019
18 MAIO ︎ 21h00 ︎︎︎ Sessão ONLINE

É FELIZ O HOMEM QUE É ALTO?
de Michel Gondry, FRA, 2014, 88’

Reunindo uma série de entrevistas com o linguista, filósofo e activista Noam Chomsky, Michel Gondry ilustra literal e figurativamente as teorias e histórias de um dos mais respeitados pensadores da actualidade.

💻 Entrada livre. Link de acesso disponibilizado aqui, em breve.

Após a sessão, estão todos convidados a participar numa conversa com o animador, realizador e produtor Bruno Caetano.



PREÇÁRIO
Associados
eur 2,50
associados estudantes, desempregados, maiores de 65 → eur 1,50
Público em geral
eur 4,00
Descontos
Estudantes ensino superior, Amigos Teatro Viriato, Associados Acert
eur 2,50
Gratuito
jovens até 18 anos
Passe 10 Sessões [ para associados ]
eur 20,00
associados estudantes, desempregados, maiores de 65 → eur 10,00
Reservas
para o mail geral@cineclubeviseu.pt / 232 432 760



Constituindo uma das actividades mais regulares do Cine Clube de Viseu, as sessões semanais dão a conhecer diferentes cinematografias e autores. Ao longo dos anos, com o apoio do público, têm assegurado o acesso a uma cultura audiovisual mais plural, diversa e independente.

Conforme as normas em vigor, referimos três cuidados a ter durante estas sessões:
1 - Manter um lugar de intervalo entre cada pessoa, para que todos se sintam confortáveis.
2 - A entrada e a circulação no edifício do IPDJ só é possível com utilização de máscara.
3 - Agradecemos que se utilize sempre o gel desinfectante que estará à disposição.

Muito obrigado!

 


O Cine Clube de Viseu oferece a todos a oportunidade de experienciar, descobrir e aprender mais sobre o mundo do cinema, audiovisual e cultura visual.
︎ Segunda a sexta, das 9h30 às 13h00 
︎ Rua Escura 62, Apartado 2102, 3500-130 Viseu
︎ (+351) 232 432 760 
︎ geral@cineclubeviseu.pt