EDIÇÕES

Viseu 1930: uma década, dois filmes





Viseu: A Cidade–Jardim da Beira Interior de Amélia Borges Rodrigues, 1936, 4'


Viseu de Almeida Moreira, 1930, 41''

A edição DVD de DOIS FILMES DOS ANOS 1930 é uma iniciativa do Cine Clube e do Município de Viseu que tem como objectivo ampliar o acesso ao património fílmico. Pela sua relevância história e sócio-cultural, Viseu (1930) e Viseu: A Cidade – Jardim da Beira Interior (1936) oferecem um testemunho fundamental em relação à vida na cidade e às potencialidades do cinema, numa viagem pelos locais que davam a conhecer Viseu há quase um século.
Esta edição inclui uma banda sonora que resulta do desafio lançado ao Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão.

O objectivo do projecto passa, desde logo, por permitir o acesso facilitado aos filmes, que estava limitado, no caso do filme Viseu e até à presente edição, ao arquivo online da Cinemateca Portuguesa. Já Viseu: A Cidade – Jardim da Beira Interior é pela primeira vez disponibilizado ao público, após o restauro pela Cinemateca Portuguesa, em 2016, justamente tendo em vista esta edição. Também o filme Viseu aqui disponibilizado resulta do restauro assegurado pela Cinemateca Portuguesa, nos anos 1990.

A edição das versões restauradas de dois filmes realizados nos anos 30 sobre a cidade, reveste-se de um interesse particular para quantos conhecem Viseu, pelo desafio das semelhanças e diferenças, do reconhecimento hesitante dos mesmos locais há quase um século, quando os filmes eram feitos a metro… De facto, foi dado um “máximo de 850 metros” ao Capitão Almeida Moreira para filmar a cidade. Esta edição celebra, também por isso, a longevidade e a perenidade do cinema, que tem sobrevivido às evoluções e mutações físicas, e não só…

E ainda que se tenham preservado as imagens, eventualmente o que não se perde transforma-se: hoje estes objectos integram o nosso património; vemos como registo histórico aquilo que foi actualidade, e é capricho nosso irrealista voltar lá, pelo cinema.




Edição
CINE CLUBE DE VISEU | MUNICÍPIO DE VISEU

Parceria
CINEMATECA PORTUGUESA - MUSEU DO CINEMA
CONSERVATÓRIO REGIONAL DE MÚSICA DE VISEU DR. JOSÉ DE AZEREDO PERDIGÃO

EDIÇÕES
Viseu
2016 1.ª edição
2017 2.ª edição

locais de venda
LOJA CCV
CINE CLUBE DE VISEU
MUSEUS MUNICIPAIS DE VISEU
VISEU MARCA [ PAV. MULTIUSOS ]
LEYA NA PRETEXTO
FNAC VISEU




O Cine Clube de Viseu oferece a todos a oportunidade de experienciar, descobrir e aprender mais sobre o mundo do cinema, audiovisual e cultura visual.
︎ Segunda a sexta, das 9h30 às 13h00 
︎ Rua Escura 62, Apartado 2102, 3500-130 Viseu
︎ (+351) 232 432 760 
︎ geral@cineclubeviseu.pt